1 de set. de 2011

Duo


DUO
 Desenvolvida pela Intervento Design para a Tumar a sala de jantar Duo foi concebida sob o principio da leveza e do bom gosto, realçando a imponência formal como resultado de duas curvas que se moldam para suportar a sutileza visual do vidro.
Duo significa dois, são duas curvas, duas metades que sintetizam a expressão da elegância das salas de jantar. 

Chanel


CHANEL
Nascida para homenagear e satisfazer os antesnados à moda, a Poltrona Chanel identifica-se pela analogia a alta costura, abusando da mistura do drapeado do tecido com os contornos do seu desenho.
A Poltrona Chanel apresenta-se como uma peça marcante para as salas de estar, e permite entrosar-se com os  mais variados estilos de decoração.
Desenvolvida pela Intervento Design para a Tumar a poltrona possui uma roupagem em carater único, ímpar, que garante destaque onde quer que seja utilizada.

27 de mar. de 2011

Puxador Majestic

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2011




Oriundo da necessidade de deixar os puxadores mais presentes nos móveis, MAJESTIC caracteriza-se como um modelo robusto, com linhas curvas e elegantes.

A assimetria e o movimento das linhas que desenham o puxador MAJESTIC garantem um visual imponente e componível, deixando-o majestoso, grandioso, sublime.

Dimensional
192mm, 384mm

Puxador Form Doors

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2011




FORM DOORS incorpora a família de puxadores que agora migra para as portas de ambientes garantindo unidade estética e visual a decoração

FORM DOORS com suas linhas elegantes que combinam com qualquer tipo de ambiente é um presente para os sentidos.

Aplicabilidade, conforto, ergonomia e flexibilidade são as palavras que imprimem o estilo do puxador para portas de ambientes.

Dimensional: 416mm

Puxador Invisible (all)

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES 2011




INVISIBLE é uma linha de puxadores que vai além dos modelos tradicionais. Foi projetado para ser versátil e para atender os requisitos dos mais variados projetos.
A linha é composta por três modelos que se intercalam para atender, de forma inovativa, as necessidades de pegas nos móveis sem que as mesmas se sobressaíam.
Um modelo não aparente de formato retilíneo e pega confortável, o puxador INVISIBLE permite a composição com a disposição central ou nas extremidades de portas e gavetas.
A essência do desenho do produto acompanha a sua função, a da onipresença, garantindo ao móvel uma limpeza visual.
O puxador INVISIBLE é a resposta a uma grande tendência na limpeza visual das silhuetas dos móveis. Ele cumpre seu papel de puxador sem aparecer.

Dimensional
Central: 160mm
Esquerdo | Direito: 64mm

Puxador Smooth

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES 2011




SMOOTH, em consonância com a alma dos móveis mais ousados e diferenciados, é modular, flexível, pessoal e personalizável, solar, alegre e tão singular em comparação a outros modelos embutidos. Uma aspiração, que não termina nos detalhes, mas se estende com um objetivo claro de referência de bom gosto.

O puxador SMOOTH é uma inovação em modelos embutidos, com uma anatomia visual que garante a aparência do puxador no móvel. Permite também composição entre as peças  permitindo flexibilidade criativa aos projetos.

União harmônica do elemento puxador com a porta constituindo assim composição, leveza e elegância aos móveis.
Dimensional: 128mm

Puxador Mesh (In)

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2011





MESH é o resultado da combinação entre o trabalho minucioso e a beleza em estado puro, permitindo uma viajem criativa, em que cada projetista pode eleger o seu próprio caminho.

 A proposta do puxador MESH é de ser utilizado em portas de correr de madeira. Com uma aplicação muito simples em que não há necessidade de usinagens, o puxador tem sua aplicação convencional através de parafusos.

Mesh apresenta um desenho leve, com um movimento decorrente da pega sutil sobre as portas de correr
Dimensional
64mm

A combinação de linhas simples e lógicas, juntando a criatividade e tecnologia apresentam o puxador MESH IN.

MESH IN  é composto por  um sistema construtivo gerado para suprir a necessidade de puxadores em portas deslizantes em vidro, sem precisar usinar. O desenho versátil se encaixa nos mais variados estilos de móveis.

COLADO

Puxador Connect

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2O11

CONNECT é o resultado de um puxador completo, com inúmeras possibilidades, permitindo composições e jogos de criatividade sobre as portas de correr.

Através da pouca espessura da pega o puxador pode ser usado sobre as portas de correr sem que haja a necessidade de usinagens. É indicado para portas em madeira.

A leveza e a linearidade do produto, o convertem em um objeto que se encaixa em qualquer tipo de ambiente.

Dimensional
160mm

Puxador Surface

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2011




O puxador SURFACE apresenta o design de superfície como o diferencial em seu desenho, mantendo a sinuosidade de sua forma com a combinação da superfície adornada.

Linhas sinuosas identificam e deixam a pega em evidência. O desenho de superfície deixa a peça com identidade própria e garante originalidade.

Juntando a tecnologia e o design Surface traduz o conceito inovativo em design de superfície. A tecnologia evolui rapidamente e deve ser usada para buscar novas formas de se fazer o novo, o inovativo, o moderno.

Dimensional
64mm

Puxador Petra

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2011
Sensibilidade e atenção aos materiais de pesquisa e novas utilizações inovadoras para uma melhoria contínua de produtos, esteticamente agradável e atemporais: a única forma de medir objetos nascidos das reais necessidades de quem os escolhe.

PETRA nasce da tendência em design de superfície. Através da assimetria dos seu desenho, as mais variadas composições são possíveis.

Estilo e versatilidade são as palavras que resumem o puxador PETRA. Inspirado no desenho geométrico que agora imprime a tridimensionalidade no desenho da superfície do metal.

O desenho do puxador PETRA remete a superfície rústica, de uma pedra esculpida.

Dimensional
32mm

Puxador Reflex

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2011

Um sistema composto por um desenho simples mas com a possibilidade de oferecer numerosas configurações finais.

O grande diferencial do puxador REFLEX  é a possibilidade de composição no móvel. A criatividade com que se pode construir as combinações mais variadas garante personalidade aos móveis.

A imponência das linhas suspensas na inexistência de uma lateral tornam o puxador Reflex único, flexível e moderno, esses são os elementos que o tornam o especial.

Dimensional
128mm

Puxador Nox

DESENVOLVIMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE PUXADORES AKEO 2011




CONCEITO

Linhas sóbrias, elegantes e harmônicas destinadas a durar no tempo. Está é a concepção estrutural do puxador para portas de ambientes NOX. Com uma forte capacidade comunicativa e uma empunhadura confortável NOX se apresenta como um proposta os desenho modernos e contemporâneo.

Oriundo de uma leitura do gosto por artefatos limpos, retos e funcionais NOX parece emergir de dentro da porta pelo seu desenho que se levante, como se estivesse referenciando, a pega.

Com uma simplicidade na aplicação e um desenho versátil, NOX pode ser usado nos mais variados estilos de decoração. Por ser construído em aço inox, um material de grande resistência ao tempo, o puxador casa bem com as áreas externas. Através do seu desenho leve e elegante NOX possibilita que o modelo possa ser usado também nas áreas internas da casa.

Dimensional: 1000mm

24 de mar. de 2011

23 de fev. de 2011

O universo do design


Sabemos que o design nos toca física, intelectualmente e emocionalmente e, portanto, devemos focar nos nossos sentidos para entender essas implicações e atender esta demanda. O uso de um conjunto de técnicas aliado a conhecimentos advindos da psicologia, das ciências cognitivas, da semiótica e da ergonomia pode reforçar e intensificar as intenções expressivas e controlar as respostas a serem alcançadas para que os elementos visuais ressaltem o conteúdo e a forma, permitindo controlar significados. Esses são alguns dos mecanismos que o designer porta quando desenvolve um novo produto industrial.
Denotativamente falando design significa, na língua inglesa: desenhar, projetar, assim como os substantivos desenho, esboço, plano, projeto, padrão, propósito, intenção. Com base nesses termos podemos concluir que o design é a síntese criativa de fatores e elementos, o conjunto de atitudes e comportamentos que se apresentam ao longo do processo de projetação de um produto industrial.
Enquanto o artista intenciona projetar um objeto de uso e o faz a seu estilo, o designer não tem um estilo definido e a forma final do seu objeto é um resultado lógico de uma projetação que visa resolver otimamente todos os problemas de um componente projetual: identificar oportunidades de projeto, investigar o perfil do usuário, escolher materiais mais adequados e técnicas mais justa de produção, rever questões de usabilidade através de ligações psicológica presentes nas ações que envolvem o produto, além de custos, exposição, enfim, se cercar de todos os aspectos do universo de um produto industrial.
Um produto de design durável não é guiado por tendências. O bom design resistirá ao tempo, enquanto as tendências perderão a importância rapidamente. O sucesso de um produto vai além da tecnologia e da moda. Para desenvolver produtos que durem ao longo do tempo, não somente no seu caráter físico, da matéria, mas também no seu estilo e funcionalidade, é preciso comunicar de forma clara e eficaz aos seus usuários, além de ter sua funcionalidade como primordial. É preciso fazer do design uma ferramenta e não um objetivo.  Enfim, é preciso projetar com foco na emoção e com a intenção de proporcionar experiências agradáveis as pessoas.
Uma boa configuração formal de um produto, que atende seu objetivo comunicativo, está fundada na organização de seus atributos visuais. Portanto é necessário compreender como esses são escolhidos. Os modelos cognitivos não precisam ser cientificamente corretos, mas funcionalmente efetivos, já que as experiências diárias não seguem doutrinas cientificas ou regras da lógica formal.
                Fazer um bom projeto de design não é fácil, fabricante, lojista, e usuário tem expectativas e intenções diferentes sobre o produto. Cabe ao designer fazer a ponte entre o usuário e a indústria, interpretando essas expectativas e transformando em oportunidades.
O designer é um projetista dotado de um sentido estético, que trabalha para a comunidade. O seu trabalho não é pessoal, mas de grupo: o designer organiza um grupo de trabalho segundo o problema que se deve resolver. Além de ser um profissional, com grandes habilidades perceptivas e sensibilidade para identificar oportunidade e soluções para os objetos do cotidiano. É um profissional multidisciplinar, capaz de transitar por várias situações de projeto desde uma simples borracha escolar a um luxuoso automóvel, a base projetual é a mesma. É aquela que leva o usuário em primeiro lugar.

4 de fev. de 2011

Dica sobre Design Thinking

Ótima dica sobre Desing Thinking.
Livro: Design Thinking.
Tim Brown

Sinopse

Este livro introduz a ideia de 'Design Thinking', um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o 'Design Thinking' converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem inovadoras e criativas. Esta obra é indicada para os líderes que estão em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.